Siga-nos

Lista de Orçamentos

A IMPORTÂNCIA DA ADUBAÇÃO VERDE PARA O SOLO

O manejo, a proteção e uso do solo devem-se basear, primeiramente, no seu potencial produtivo. Sendo que para um manejo adequado do solo é necessário considerar suas propriedades físicas (aeração, retenção de água, compactação, estruturação), químicas (reação do solo, disponibilidade de nutrientes, interações entre estes) e biológicas (teor de matéria orgânica, respiração, biomassa de carbono, biomassa de nitrogênio, taxa de colonização e espécies de microrganismos).
A adubação verde, através da mistura de espécies e/ou cultivares tem se mostrado como uma ótima opção.
A utilização de plantas intercalares, como adubos verdes, possibilita a obtenção de altas quantidades de resíduos orgânicos, o que permite o aumento do teor de carbono do solo e da CTC, bem como a redução da lixiviação de cátions e água. Por outro lado, a produção de material vegetal “in situ” e a sua utilização como cobertura morta, diminui a evaporação da água aplicada, minimizando os riscos de salinização das áreas cultivadas.
Em regra, qualquer espécie vegetal pode ser utilizada como adubo verde. Porém, considerando as características desejadas, algumas espécies devem ser prioritárias para integrar um sistema de produção que inclua a Nutrição e Adubação verde, destacando-se as seguintes características:

• Ter sistema radicular profundo para facilitar a reciclagem dos nutrientes.
• Ter elevada produção de massa seca, tanto da parte aérea quanto da radicular.
• Ter alta velocidade de crescimento e de cobertura do solo.
• Ser agressiva e rústica.
• Possuir baixo custo de sementes.
• Apresentar facilidade na produção de sementes.
• Possuir, preferencialmente, efeitos alelopáticos e/ou supressores em relação às plantas não cultivadas.

Além da quantidade de matéria seca, avalia-se também, a qualidade desta, ou seja, sua capacidade em permanecer protegendo o solo e suprindo de nutrientes a cultura principal.
Fonte: http://www.cpatsa.embrapa.br:8080/sistema_producao/spuva/manejo.html