CROTALÁRIA, ENTENDA A SUA IMPORTÂNCIA!
Por Dayane Pavani
O nome da planta vem do grego krotalon, que significa chocalho, fazendo jus ao som reproduzido por ela quando está na sua fase de vagens secas. Sua origem é indiana, mas com o passar do tempo ela se espalhou por outros continentes, especialmente pelas regiões tropicais.
A Crotalária é uma planta leguminosa, que tem uma grande importância na agricultura. Esta espécie pode ser uma ótima opção para a lavoura, promovendo a adubação verde, o controle de nematoides e a recuperação do solo, além de ser forte aliada no controle de plantas daninhas. Além das características citadas, esta espécie apresenta uma excelente produção de massa verde sendo assim considerada uma ótima planta para cobertura do solo.
Crotalária é um gênero de plantas que fazem parte da mesma família. São diversas espécies que fazem parte deste grupo, assim, variam bastante de tamanho e coloração. A altura das plantas pode variar de 80 centímetros até três metros. Este gênero apresenta ciclo vegetativo ( até o florescimento) de 120 a 140 dias e 180 a 240 dias até a colheita de sementes, dependendo da época de semeadura. As crotalárias são plantas tipicamente herbáceas anuais, eretas e de crescimento acelerado. No entanto, existem também exemplares de espécies arbustivas. Suas flores são amarelas, com algumas estriadas vermelhas que ficam dispostas em racemos visto.
Entre as diversas espécies podemos destacar duas de grande importância:
Crotalária spectabilis
Esta espécie se destaca pelo eficiente controle de nematoides de cisto e de galha. Além disso, esta espécie reduz a lesão no sistema radicular das plantas. Outro atributo da spectabilis é a capacidade de fixar nitrogênio na atmosfera, além disso produz um bom volume de massa verde.
Crotalária ochroleuca
Esta espécie é muito utilizada por produtores de soja. Ela atua eficazmente no combate à nematoides, até mesmo em infestações mistas. Outra característica importante desta espécie é recuperar o potencial produtivo do solo, pela sua alta capacidade de fixar nitrogênio e pela boa quantidade de massa verde que ela produz.