Siga-nos

Lista de Orçamentos

NABO: PLANTA APÍCOLA AINDA POUCO EXPLORADA

Além de todas as importantes características do nabo forrageiro já citadas, vale ressaltar que esta cultura também pode ser utilizada como um pasto apícola.

O inverno é considerado um período em que faltam boas fontes de alimentação para as abelhas, ou seja, nesta época no ano existem poucas plantas com florada disponível para a alimentação das abelhas, sendo muitas vezes necessário utilizar-se de uma alimentação suplementar para ajuda-las neste período. As flores roxas ou brancas, com matizes de lilás, do nabo forrageiro são um banquete para as abelhas. Chamado de “adubo verde”, o nabo forrageiro vem sendo cultivado no inverno não apenas com o objetivo de repor nitrogênio e potássio nas áreas que serão ocupadas com soja e milho no verão, mas para alimentar as colmeias e, consequentemente, a produção de mel.

O nabo mostra-se como uma excelente alternativa, pois sua floração ocorre exatamente no inverno e tem duração de em torno de 30 dias, fornecendo néctar e pólen para as abelhas durante este período. O custo é relativamente baixo. O agricultor precisará de 15 a 20 kg de sementes por hectare, o que representa cerca de R$ 150/ha de investimento.

A GMAX já possui em seu portfólio uma ótima opção de nabo forrageiro e em breve terá muitas novidades nessa cultura.